Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2018
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TURISMO: BEM VINDOS A SOROCABA E REGIÃO

C1- VISITAS INTERNACIONAIS: TURISMO “BRAZIL”

 

C2- ESTADO SÃO PAULO: TURISMO BANDEIRANTE

 

C3- CAPITAL PAULISTA: TURISMO COSMOPOLITA

 

C4- HOSPEDAGEM REGIÃO: TURISMO RECEPTIVO

 

C5- MUSEUS/MONUMENTOS: TURISMO HISTÓRICO

 

C6- IGREJAS OU TEMPLOS: TURISMO RELIGIOSO

 

C7- NOVOS CONHECIMENTOS: TURISMO CULTURAL

 

C8- JOGOS E COMPETIÇÕES: TURISMO ESPORTIVO

 

C9- CULINÁRIA LOCAL: TURISMO GASTRONÔMICO

 

C10- AGRICULTURA E PECUÁRIA: TURISMO RURAL

 

C11- FESTAS E EVENTOS: TURISMO DE NEGÓCIOS

 

C12- BELEZAS AMBIENTAIS: TURISMO ECOLÓGICO

 

 


Investimento: R$ 30,00 Adquira o seu

O “Turismo Sustentável”, é aquele que visa minimizar os impactos ecológicos e sócio-culturais, enquanto promove benefícios econômicos para as comunidades locais e os países receptores (Acordo de Mohonk). Um desenvolvimento sustentável do turismo satisfaz as necessidades dos turistas atuais e das regiões receptoras, pois protege e aumenta as oportunidades no futuro. A idéia é planejar levando em conta também as necessidades de turismo das próximas gerações.

Assuma-se que ele leva a um manejo de todos os recursos, de uma maneira que necessidades econômicas, sociais e estéticas possam ser sempre satisfeitas, enquanto a integridade cultural, processos biológicos essenciais, diversidade biológica e sistemas de suporte da vida são então mantidos. Estes conceitos esclarecedores são recentes e estabelecidos em conjunto pela OMT (Organização Mundial de Turismo) e pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA).

Para alcançar resultados efetivos na geração dos postos de trabalho e renda, para a população local, com sustentabilidade sócio-econômica e cultural da região, devem ser selecionados, para aplicação de cursos, públicos específicos que tenham um papel social e turístico estratégico. O objetivo é de conscientizar os cidadãos, quanto à sua responsabilidade frente à implementação das políticas públicas e sua verdadeira capacitação para a prestação de serviços de qualidade.

Empresários do comércio ou indústria, gestores dos circuitos, agentes de viagens, profissionais de hotelaria e prestadores de serviços, devem ter treinamentos de qualificação profissional, nas áreas de planejamento, gestão e prestação turística. É preciso envolvimento, dos gestores e da população local para obter qualidade de atendimento e formular o “modus operandi”, com todos conscientizados. É o Turismo como alavanca, para gerar resultados em nível público e privado.

Assim as comunidades e os profissionais de turismo devem estar motivados para a cooperação mútua, com um compromisso: a melhoria contínua de serviços e promoção do turismo regional, em prol do progresso local. Ciente das riquezas da nossa região e possibilidade de se explorar o turismo receptivo, um Projeto de Mobilização e Capacitação do Turismo surge como o indutor à melhoria da atividade turística em Sorocaba. O presente livro, pretende ser uma contribuição.